quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling


Sinopse: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.

Ficha
Nome Original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Nome Nacional: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K. Rowling
Editora Nacional: Editora Rocco
Ano de Lançamento: 1997
Páginas: 263


Harry sempre levou uma vida "normal", se é que pode se chamar de normal um garoto que é, praticamente, escravizado e humilhado por seus tios e seu primo. Ele é um órfão, que foi deixado pelo bruxo viciado em picolé de limão Dumbledore, na porta da casa de seus tios, e sempre viveu no armário debaixo da escada, até que certo dia ele recebeu uma carta algo que nunca aconteceu antes. Nessa carta, ele era convidado a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, cujo diretor é Dumbledore, mas seus tios, ao descobrirem essa carta, queimaram ela e as demais que foram chegando, até que um dia, quando a casa foi invadida por um "furacão" de cartas, eles se mudaram para um lugar distante.

Nesse luga, na noite do 11º aniversário de Harry, um meio-gigante chamado Hagrid o leva para embora, para que ele possa frequentar a escola. Antes de ir à Hogwarts, Harry deveria comprar seus materiais e suas vestes no Beco Diagonal, onde conhece Draco Malfoy, seu futuro melhor-inimigo.

Para chegar na escola, Harry tem de pegar um trem, onde conhece Rony Weasley e Hermione Granger, seus futuros amigos. Já em Hogwarts, os alunos são separados me quatro casas: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. Harry e seus amigos vão para a Grifinória, a mesma casa de seus pais, e Draco vai para a Sonserina, a casa de onde saem bruxos do mal.

Harry e seus amigos vivem muitas aventuras nesse primeiro ano de escola, como, por exemplo, despachar um filhote de dragão no topo de uma torre, quebram regras e descobrem que o assassino dos pais de Harry, Voldemort, está escondido na escola, esperando para atacar o garoto.

Harry Potter e a Pedra Filosofal é um livro que eu considero muito, tenho extremo carinho por ele, pois foi o primeiro livro com mais de 100 páginas que eu li, foi ele quem me introduziu nesse fantástico mundo da leitura. J.K. Rowling é uma excelente escritora, ela faz com que os leitores se apaixonem pela história, que prende o autor da primeira à ultima palavra. Não dava pra esperar menos do livro que deu início à maior, e mais bem sucedida, saga de todos os tempos.

É um livro que eu sempre recomendei e continuo recomendando para todo leitor, seja veterano ou novato.

Nota: 10

- Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário