terça-feira, 16 de julho de 2013

Resenha: Qual Seu Número?

Sinopse: Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. 

Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dessa média. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. 


Será que um deles estará disposto a esquecer do passado e começar uma linda história de amor?

Qual seu número revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.



Delilah Darling já não é mais nenhuma jovenzinha e já transou com 19 rapazes. Tudo estava bem até ela ler em uma revista que mulheres tem em média 10,5 parceiros. Delilah jura que seu 20º homem será o último, e com quem ela irá se casar, mas esse plano vai por água abaixo quando ela vai a uma festa, fica bêbada e transa com seu ex-chefe, um cara nojento, repugnante e com quem ela jamais casaria.

Desesperada, após ser demitida, ela faz uma lista cômica com o nome e as "qualidades" de seus ex, e saí pelo país a fora atrás deles, na espera de que um deles seja o amor de sua vida, para não passar dos 20 homens.

Com a ajuda de Colin, seu vizinho músico que, previsivelmente, se apaixona por ela, Delilah embarca nessa viagem louca atrás do ex de sua sua vida, onde ela descobre que eles mudaram muito. Teve até um que disse que virou padre e outro que virou gay depois que transaram com ela!

Fora tudo isso que está acontecendo na vida de Delilah, sua irmã mais nova, Dayse, vai se casar e, mesmo ela não admitindo, se sente intimidada pelo fato da irmã mais nova subir ao altar antes dela. E também sua mãe, que parece se preocupar mais que ela com fato dela ser solteira, além de achar que a filha é lésbica.

Cada capítulo explora uma lembrança que Delilah tem do tempo que passou com cada um dos ex-namorados antes que ela os reencontre. A minha viagem (e lembrança) preferida no livro é quando ela vai atrás do homem que está nomeado na lista como "Loiro Gostosão – [...] Também conhecido como “o maconheiro que não conseguia erguer o mastro da bandeira”". 
O cara trabalhava de pedreiro perto do serviço dela. Quando eles se conheceram, ele era bronzeado e tinha tanquinho, mas depois que perdeu o emprego, engordou, perdeu o bronzeado e começou a fumar maconha. Ele traiu Delilah e eles se separaram, e nessa viagem que ela faz atrás dele, ela o encontra em uma clínica de reabilitação, na qual ela se interna pra se aproximar dele, o que mostra um lado meio desequilibrado da personalidade ela. 
Separei pra vocês um poema que ela faz em homenagem a ele:


"Onde está o Gostosão?"

(um poema escrito por Delilah Darling)
Será que ele está escondido, e ninguém o vê?
Será que ele está chapado, ou tomou LSD?
Será que está relaxado em uma piscina?
Tomando ecstasy? Cheirando cocaína?
Ou levando uma vida enfadonha?
Tomando chá de cogumelo? Fumando Maconha?
Não vou sair daqui, encontrá-lo eu vou.
Não consigo sair daqui, vagabunda eu sou.
Pág.240


Qual Seu Número? é narrado em primeira pessoa, o que ajuda muito o leitor a se identificar com o que a personagem está sentindo, principalmente quando acontece algo imprevisível nessa aventura. Uso como exemplo quando ela foi pega por um ex enquanto espionava ele.

Nós vemos uma evolução da personagem Delilah, que no começo era uma mulher se importava demais com a opinião das pessoas e com coisas bobas do tipo "já transei com 20 homens, não vou achar o amor da minha vida", e no final, vemos que ela amadureceu e mudou seus pensamentos.

O livro é muito engrado e eu ri demais lendo ele. Meu irmão ficava assustado, pois do nada eu começava a dar risada com as confusões e as situações embaraçosas que Delilah se metia. Você lê  sem ver o tempo passar. O desfecho é previsível, assim como na maioria das comédias românticas, mas é uma leitura gostosa e divertida.

Uma das coisa que eu gostei no livro, em relação à impressão, foram as ilustrações, como por exemplo a lista dos namorados, os mapas mostrando para onde ela iria no capítulo seguinte e as mensagens de voz deixadas em sua caixa postal. Outra são as informações de rodapé, que ajudam o leitor a identificar sobre o que ela está falando, ou o que está cantando (ela sempre canta haha).

Vou parar por aqui para não passar mais spoilers pra galera que ainda não leu haha. O livro é bom e está super recomendado!

Nota: 9,0

Ficha TécnicaOficial:

Autores: Karyn Bosnak
Titulo: Qual Seu Número? 
ISBN: 9788563219893
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 432
Formato/Acabamento: 16x23
Peso: 0.6 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE


Onde Comprar?
Saraiva
Submarino
Lojas Americanas
- Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário