domingo, 6 de abril de 2014

Crítica: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho


Sinopse: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.




Na última sexta-feira (04/04), estive presente na cabine de imprensa do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, longa de Daniel Ribeiro que recebeu dois prêmios no Festival de Berlim.

O filme foi originado do curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, que teve mais de 3 milhões de visualizações, e retornou com a mesma história e o mesmo elenco, porém, nessa nova versão o diretor teve mais tempo de trabalhar a história e os personagens.

Leonardo, o protagonista, é um adolescente que nasceu cego e desde pequeno é amigo inseparável de Giovana, uma garota que futuramente se mostra um tanto quanto infantil, quando um garoto novo (Gabriel) entra na escola e no meio da amizade dela com Leonardo.

Leonardo e Giovana
Após ver o filme, sinceramente, posso afirmar que a única atuação que me convenceu foi a do Guilherme Lobo (Leonardo). Ele consegue te fazer acreditar que é realmente cego, faz parecer que ele não é um personagem de filme, mas uma pessoa real. Já outras atuações, como, por exemplo, da atriz Tess Amorim (Giovana), foram fracas, forçadas e pouco convincentes.

A história do filme em si foi muito linear. Não houve uma reviravolta que, assim como a personagem Giovana desde o começo do filme, todos os protagonistas querem que aconteça. É um filme agradável e divertido de assistir, mas não é tão bom quanto eu imaginava enquanto lia as críticas.

Gabriel e Leonardo
A fotografia e a trilha sonora do filme estão incríveis. A música que o Gabriel coloca pra dançar junto com o Leonardo já está na minha lista de downloads, rsrsrs.

Um detalhe que me deixou meio perplexo foi a classificação indicativa ser 12 anos, devido às cenas de nudez e masturbação mostradas no filme.

Como todo filme, esse teve seus pontos negativos, mas é um longa bacana e vale a pena assistir.

Nota: 7,5


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho estreia dia 10/04 nos cinemas brasileiros.
Agradeço à produtora pelo convite.


________________________________________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA

Duração: 96'
Ano de produção: 2014
País de Origem: Brasil

Elenco:
Leonardo           Ghilherme Lobo
Gabriel                Fabio Audi
Giovana              Tess Amorim
Laura                  Lúcia Romano
Carlos                 Eucir de Souza
Avó Maria           Selma Egrei
Karina                 Isabela Guasco
Guilherme          Victor Filgueiras
Fabio                   Pedro Carvalho
Carlinhos            Guga Auricchio

Roteiro e Direção: Daniel Ribeiro
Produção: Daniel Ribeiro e Diana Almeida
Produção Executiva: Diana Almeida 
Fotografia: Pierre de Kerchove  
Direção de Arte: Olivia Helena Sanches
Montagem: Cristian Chinen
Produção: Lacuna Filmes

Distribuição Brasileira: Vitrine Filmes
Agência de Vendas Internacional: Films Boutique

Nenhum comentário:

Postar um comentário