terça-feira, 17 de setembro de 2013

Coalas

Oi Gente! *-*
Bom, como meu parceirinho disse q eu poderia escrever sobre “QUALQUER” coisa, resolvi escrever sobre.. TCHÃ TCHÃ TCHÃ TCHÃ..

COALAS! (EEEEE o/ )

(Sim, eu vou mesmo falar sobre coalas)
Daí vocês me perguntam: coala? Mas... por que coala?
Simples: porque eu quis, oras. ((foi a primeira coisa que veio na minha cabeça =D))

Fugindo um pouco da rotina de escrever sobre livros, músicas, filmes e séries, resolvi trazer algumas curiosidades sobre este bichinho estranho, porém muito fofo ((assim como o nosso “Zac Efron brasileiro”, Vinícius =D Brincadeirinha Vini)).

Classificação: (Lembro sempre do meu professor de Biologia com o macete: ReFiCOFaGE) 

Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mammalia.
Infraclasse: Marsupialia.
Ordem: Diprotodontia.
Família: Phascolarctidae.
Gênero: Phascolarctos.
Espécie: P. cinereus.

O coala (Phascolarctos Cinereus) é um mamífero com habitat nas regiões do nordeste e sudeste da Austrália. Chamado marsupial por carregar o filhote em uma bolsa ventral, ele possui uma cabeça grande, focinho curto, nariz em forma de V, uma pelagem lisa e sedosa (na cor cinza e branca) e não possui caldas.

Sua alimentação é basicamente folhas de eucalipto de onde retiram, também, água para a sobrevivência. A digestão da celulose proveniente de tais folhas ocorre no intestino grosso por fermentação bacteriana. Passam 10 horas do dia comendo e as outras 14 horas passam dormindo (descobri que animal eu sou *---* eeeh o/)

Aposto que são fêmeas, olha de onde surgiu a famosa pose para fotos!
O coala é um animalzinho lento, o que o assemelha aos bichos-preguiça (Mais um motivo pra eu me sentir um coala... por isso). Justamente por tal ‘sedentarismo’, ao ser caçado por predadores (ou aborígenes, que são os nativos da região) ele prefere se esconder a fugir. No geral, os caçados são coalas velhos e/ou doentes, que já não conseguem mais cumprir com a própria defesa. Não só por isso, os bichinhos já possuem ficha na lista de extinção, devido, também, aos desmatamentos e queimadas espontâneas. Além disso, atualmente são protegidos por lei, habitando em áreas que os deixa longe das ameaças.

O período de reprodução dura mais ou menos 4 meses e, nessa época, o macho capacitado explora o território em busca de fêmeas no cio. Quando encontra, o coala tenta agradar a fêmea e ela o repele, a princípio, com violência. ((qualquer semelhança é mera coincidência)).  Após a conquista, ocorre o acasalamento, que dura poucos segundos e ocorre em posição vertical, nos mesmos galhos de eucalipto em que se encontram as folhas que posteriormente eles (provavelmente) irão se alimentar (ECAAA! É, pois é). Após a fecundação, a gestação da fêmea dura de 33 a 36 dias. Na maioria dos casos, nasce apenas um filhote, que é criado pela mãe, pois o pai se afasta e não acompanha o desenvolvimento do filhote. (Nossa, que novidade ¬¬’, por isso elas os repelem, e aposto que ele parte pra engravidar outra coalinha no mesmo período de reprodução...  que 'cachorros'!)

Os bebês coala são bem pequenos. Nascem com aproximadamente 20 milímetros e apenas 0,5 grama. São rosados e permanecem com os olhos e ouvidos fechados por um bom tempo. Durante os primeiros meses, sua alimentação acontece através da cloaca do intestino da mãe e se dá por uma pasta de eucalipto. Por volta dos 5 meses começa a sair da bolsa.  Lá pelo sexto ou sétimo mês, já possui pelos, mede mais ou menos 20 centímetros e pesa cerca de 400 grama ((lógico que têm os mais gordinhos né gente)). A partir do oitavo mês, ele ‘acessa’ a bolsa apenas quando quer mamar. Nos passeios noturnos, é carregado no dorso  da mamãe coala.
Após 1 ano, se o bebê Coala for macho, é mandando ‘pra fora de casa’ na época de reprodução (sim, ele é expulso mesmo). É como se ele atingisse a maioridade e fosse forçado a se emancipar. Já as mocinhas (fêmeas), permanecem com as mamães até ela se cansar e resolver criar a própria vida e família (Sacanagem né? é uma injustiça absurda!).
Os coalas podem viver até os 25 anos. (vida curta né?)

  • Será que após sair de casa os filhos ainda mantêm contato com os pais?
  • Será que ao morrer velho, com a idade avançada (aos 25 anos de vida) outros animais pensam: poxa, morreu tão jovem... ?
  • Será? Como vocês acham que seria caso fossem coalas?


Beijinhos, hasta la vista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário