sábado, 24 de agosto de 2013

REVIEW: Percy Jackson e o Mar de Monstros

Sinopse: Percy Jackson e o Mar de Monstros nos leva pela jornada épica do jovem semi-deus em busca de seu destino. Para salvar nosso mundo, Percy e seus amigos deverão encontrar o poderoso e mágico Velocino de Ouro. Embarcando em uma perigosa odesséia nas águas nunca navegadas do Mar dos Monstros (conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas).












Antes de começar, gostaria de avisar que essa é uma crítica do FILME, na qual não farei comparações com o livro.

CUIDADO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME!

Percy Jackson e o Mar de Monstros é a sequência extremamente atrasada like a Nárnia de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, ambos baseados no mundo dos semideuses criados nos livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos, por Rick Riordan.


Mar de Monstros começa contando a história de como a filha de Zeus, Thalia, é cruelmente assassinada por ciclopes enquanto tenta chegar até o Acampamento Meio-Sangue, junto com Annabeth, Grover e Luke. Após sua morte, seu pai faz com que ela se transforme em uma árvore que protege o acampamento. Anos mais tarde, essa árvore é envenenada por Luke, e a única coisa que pode cura-la é o velocino de ouro.

A filha do deus da guerra, Clarisse, é designada para a missão de buscar o velocino de ouro, mas após saber da profecia sobre ele, que envolve uma luta com Luke pelo objeto, Percy decide ir atrás dele, escondido, com a ajuda de Grover, Annabeth e Tyson, seu meio-irmão ciclope.


Uma das melhores cenas do filme, na minha opinião, é a parte em que eles vão para Washington na Carruagem da Danação, um taxi nova-iorquino velho dirigido por três irmãs que só tem um olho. Na viagem, Percy quase é partido ao meio, quando as excelentes motoristas dividem o taxi em duas partes para passar por uma árvore ao invés de desviar dela.

Chegando em Washington, Grover é sequestrado a mando de Luke, e para achar o vilão e o amigo, o trio vai atrás de Hermes, pai de Luke e mensageiro dos deuses. Hermes diz a eles onde o filho está, e dá dois presentes para Percy, um deles é uma fita adesiva que desintegra qualquer objeto.

Percy, Annie e Tyson vão atrás de Luke e o encontram em seu iate, indo em direção ao mar de monstros. Eles são pegos, descobrem que ele planeja despertar Cronos para destruir os Olimpianos e que Grover está na ilha do Polifemo, onde o velocino é guardado por um ciclope. Eles são trancados em uma cela abaixo do convés, mas escapam com a fita adesiva que ganham de Hermes que parece ter previsto o futuro, e vão atrás do sátiro em um bote salva-vidas que pegaram no iate.



Ao chegarem no mar de monstros, são engolidos por Caríbdis, um monstro enorme que é guardião do loval. Dentro dele, eles encontram Clarisse e uma tripulação de zumbis tentando escapar do estomago do bicho, e só conseguem com um plano de Percy.
OBS: Nessa cena eu comecei a pensar, a Annabeth é a filha da deusa da sabedoria, mas é o Percy que bola planos e estratégias? Não era para ela ser a sábia? Tudo bem né.

O grupo saí do mar de monstros e vai em direção à ilha, onde salvam Grover e pegam o velocino do Polifemo. Quando saem da caverna do ciclope, são surpreendidos por Luke e seu grupo de semideuses revoltados, que "matam" Tyson. Matam está entre aspas, porque ele cai na água e se cura, afinal, ele é filho de Poseidon.

O túmulo de Cronos é colocado na superfície da ilha, onde há um parque de diversões. Enquanto o vovô de Percy está ressurgindo, ele e Luke lutam, assim como o oráculo previu. E fala sério, Percy tomou muita porrada do priminho querido!



Tyson reaparece vivinho e joga Luke para longe. Cronos ressuscita e devora Luke e Grover. E agora, a parte mais "WTF?" do filme... Percy mata cronos RASGANDO ELE COM UMA ESPADA! GENTE, QUE ABSURDO! Ele toma porrada até dizer chega de um semideus babaca, mas mata o Titã Cronos cortando ele com a espada.

Resultado: Cronos volta pra cova, Luke e Grover são lançados para fora e eles levam o velocino para o acampamento, que salva a árvore. Mas o poder do objeto é maior do que todos imaginavam, e ele ressuscita Thalia! Na boa, amei isso ter acontecido.

Viva, fim do filme e todos felizes para sempre... NÃO! Pelo jeito que Quíron falou com Percy no fim do filme, ficou óbvio que Cronos irá retornar, e haverá outro filme. Ainda bem, porque eu quero ver um beijo do Percy e da Annabeth um dia.

Durante o filme inteiro a parte humana de Percy é simplesmente esquecida. Eles só lembram que ele não é um deus por inteiro quando ele está lutando com Luke, que, como eu observei acima, senta a porrada nele. Ele é mostrado como super poderoso que pode fazer tudo.

Nós conhecemos um lado sentimental de Annabeth, que era oculto no filme anterior, e o posto de bad-ass passou pela Clarisse (que brotou no acampamento em Mar de Monstros). É emocionante ver o carinho com que ela guarda um ramo da árvore de Thalia, que era sua melhor amiga, durante a viagem atrás do velocino.

O filme é meio engraçado, mas sem muita tensão, uma das únicas cenas que me fizeram ficar com o coração na mão, é àquela em que o navio dos semideuses saí de caríbdis e a pressão no fundo do mar ameaça quebrar os vidros. Na minha opinião, Mar de Monstros é inferior ao antecessor.

No quesito de efeitos especiais, alguns são bons e outros poderiam ter sido mais caprichados, como por exemplo o olho de Tyson, afinal, as pessoas esperaram 3 anos para ver a continuação do filme.

Eu não reclamo do elenco, sempre gostei dos atores do núcleo principal.

Como um todo, o filme não merece uma nota excelente, tampouco uma medíocre.

Nota: 7,5/10




É isso aí caríssimo leitor, espero que tenha gostado do review. Deixem sugestões nos nossos comentário, curta nossa Página no Facebook e siga-nos no Twitter. Até a próxima.

-Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário